Topo

EUA não vê 'nada que altere' resultado de eleição em Honduras

20/12/2017 20h19

Washington, 20 dez 2017 (AFP) - Os Estados Unidos não encontraram por enquanto "nada que altere" o resultado das eleições em Honduras, onde há três dias o presidente Juan Orlando Hernández foi declarado vencedor entre denúncias de fraude pela oposição, informou nesta quarta-feira uma fonte do Departamento de Estado.

"Nesse ponto, não vimos, segundo nosso entendimento dos dois relatórios das missões de observação, nada que altere o resultado final emitido pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE)", disse um funcionário na condição de anonimato, em referência aos relatórios da Organização de Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE).

Tanto Hernández, do Partido Nacional (direita), como Salvador Nasralla, da Aliança de Oposição contra a Ditadura (esquerda), se atribuíram a vitória depois das eleições de 26 de novembro, que segundo observadores internacionais tiveram irregularidades.

O governo de Donald Trump não reconheceu ainda a reeleição de Hernández, apontando que avalia relatórios das missões de observação internacional, e espera que se cumpra o prazo estabelecido pela lei hondurenha para recorrer do resultado eleitoral.

fff-ad/yow/cc