Topo

Câmara de Representantes dos EUA adota financiamento para evitar apagão

21/12/2017 22h23

Washington, 22 dez 2017 (AFP) - A Câmara de Representantes dos Estados Unidos adotou, nesta quinta-feira (21), uma medida de financiamento temporário para evitar o fechamento da administração federal na noite desta sexta-feira, à espera de alcançar um acordo duradouro entre Donald Trump e o Congresso para o orçamento.

Os deputados aprovaram uma extensão de quatro semanas, até 19 de janeiro, por 231 votos, contra 188. O Senado também deve votar antes da data-limite para evitar uma paralisação do governo.

Caso essa prorrogação seja adotada, o governo poderia funcionar normalmente durante quatro semanas e os legisladores da maioria e da oposição teria mais tempo para fazer acordos sobre fundos para todo o ano orçamentário de 2018, que vão até 30 de setembro.

O texto adotado pela Câmara de Representantes leva em conta outras medidas importantes, como o desbloqueio de várias centenas de milhões de dólares para construir uma nova base de mísseis no Alasca e para reparar dois barcos americanos danificados em acidentes recentes.

Além disso, inclui autorização até 31 de março de um programa de seguro médico público para 8,9 milhões de crianças, conhecido como "CHIP". Permite ainda que um programa de controle de comunicações pela internet fora dos Estados Unidos, cuja autorização legal vence no final do ano, continue vigente até 19 de janeiro.

A votação do projeto no Senado, onde há maioria republicana, não foi anunciada, mas os legisladores querem passar o Natal com a sensação de dever cumprido, depois da aprovação pelo Congresso de uma grande reforma tributária.