Secretário-geral da ONU lança "alerta vermelho" no mundo para 2018
O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou este domingo (31) "um sinal de alerta: um alerta vermelho" pelos perigos que ameaçam o mundo em 2018 e pediu "unidade" para o novo ano.
"Quando assumi o cargo, há um ano, fiz um pedido para que 2017 fosse um ano de paz. Lamentavelmente, o mundo retrocedeu em aspectos fundamentais", lamentou Guterres em comunicado.
"Os conflitos agudos deram início a novos perigos. A ansiedade mundial em torno das armas nucleares está ao nível mais alto desde a Guerra Fria", recordou o líder da ONU, em referência a crise da Coreia do Norte.
"As mudanças climáticas estão avançando mais rápido que nossa resposta", "as desigualdades crescem" e "vemos terríveis violações dos direitos humanos", prosseguiu o ex-primeiro-ministro português, que lamentou o aumento do nacionalismo e da xenofobia.
"Os desafios são cada vez mais globais e, no entanto, os povos estão recuando cada vez mais em relação a si mesmos", disse Guterres.
"Podemos resolver os conflitos, superar o ódio e defender os valores compartilhados. Mas só podemos conseguir isso se fizermos isso juntos. A unidade é o caminho. Nosso futuro depende disso", insistiu o secretário da ONU em seu comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.