EUA está 'preocupado' por repressão a opositores na Rússia

Washington, 30 Jan 2018 (AFP) - Estados Unidos estão "preocupados pelos esforços das autoridades russas para reprimir a oposição política", disse nesta segunda-feira (29) à AFP a porta-voz do Departamento de Estado após a prisão, na véspera, do principal opositor ao Kremlin, Alexei Navalni.

"O povo russo, como qualquer outro povo, merece um governo que apoie a concorrência aberta entre ideias, uma governança transparente" e "a possibilidade de exercer seus direitos sem temer a repressão", disse Heather Nauert.

"Pedimos que o governo russo ofereça um acesso equitativo a todos os partidos políticos que queiram participar no processo eleitoral", concluiu a porta-voz da diplomacia de Estados Unidos.

Milhares de apoiadores de Alexei Navalni se manifestaram neste domingo em resposta à sua convocação para denunciar a "farsa" da eleição presidencial de 18 de março, à qual não foi autorizado a candidatar-se.

O opositor foi detido pela polícia em Moscou, acusado de "violações aos procedimentos sobre a organização de uma manifestação", antes de ser rapidamente libertado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos