Topo

Coreia do Norte 'não tem intenção' de se reunir com EUA em Pyeongchang

07/02/2018 23h25

Seul, 8 Fev 2018 (AFP) - A Coreia do Norte não tem intenção de se reunir com responsáveis americanos durante os Jogos Olímpicos de Inverno celebrados a partir de sexta-feira na cidade sul-coreana de Pyeongchang, assegurou a agência estatal norte-coreana nesta quinta-feira.

"Não temos nenhuma intenção de nos reunirmos com as autoridades americanas durante nossa visita ao Sul", declarou Cho Yong-Sam, um alto responsável do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, segundo a agência de notícias KCNA.

"Nunca imploramos um diálogo com os Estados Unidos e nunca o faremos", disse.

Mas seus comentários não descartaram definitivamente um encontro, como tampouco o fez o vice-presidente americano, Mike Pence, que estará na Coreia do Sul nesta quinta-feira.

"Não pedi uma reunião, mas veremos o que acontece", afirmou Pence durante uma escala no Alasca rumo a Coreia.

Espera-se que Kim Yong-Nam, o chefe de Estado honorário da Coreia do Norte, que lidera a delegação de seu país, e Pence compareçam à cerimônia de abertura na sexta-feira em Pyeongchang, de modo que eles poderiam coincidir na mesma sala de recepção para líderes.

Nesta quarta-feira, Pence anunciou que os Estados Unidos imporão suas sanções mais duras até hoje contra o regime norte-coreano.

O vice-presidente também alertou contra a propaganda da Coreia do Norte, depois que Pyongyang enviou um grupo de artistas, esportistas e a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-Un a Coreia do Sul.

Não se deve permitir a Coreia do Norte "sequestrar a mensagem e as imagens dos Jogos Olímpicos", avisou Pence.