Juiz peruano formaliza pedido de extradição de Toledo dos EUA

Lima, 19 Fev 2018 (AFP) - Um juiz peruano formalizou o pedido de extradição do ex-presidente Alejandro Toledo dos Estados Unidos por acusações de corrupção, informou nesta segunda-feira (19) o poder judicial, mas ainda faltam várias instâncias antes de que o ex-presidente enfrente a justiça.

"Foi formalizado o requerimento de extradição ativa de Alejandro Toledo aos Estados Unidos, pelos delitos de tráfico de influências, conluio e lavagem de dinheiro", indicou o poder judicial em sua conta de Twitter.

O pedido foi formalizado pelo juiz Richard Concepción Carhuancho pelo caso de supostos subornos pagos a Toledo pela construtora brasileira Odebrecht.

O juiz Concepción invocou em seu pedido o Tratado de Extradição entre ambos os países e a Convenção da ONU contra a corrupção, segundo o poder judicial.

O advogado de Toledo, Heriberto Benítez, atribuiu o processo contra seu cliente a "motivos políticos" e reiterou sua inocência.

Agora o caso deve ser remetido à Suprema Corte, que o avaliará em uma audiência pública na que a defesa do ex-presidente (2001-2006) pode participar.

Se a Corte avalizar a solicitação, o Conselho de Ministros deverá aprovar o expediente e a extradição do ex-presidente, antes de que a chancelaria peruana o envie ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, onde Toledo reside.

Toledo, de 71 anos, é acusado pela procuradoria peruana de ter recebido 20 milhões de dólares da Odebrecht para que outorgasse à empresa a licitação da construção da Rodovia Interoceânica, que liga o Peru ao Brasil.

O Peru investiga o ex-presidente também pelo caso Ecoteva, nome de uma empresa 'offshore' que foi aberta na Costa Rica para supostamente lavar o dinheiro de tal suborno, com o qual o ex-presidente teria adquirido propriedades, segundo a procuradoria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos