Topo

Maduro convoca maquinário chavista para simulação de eleição

30/04/2018 20h33

Caracas, 30 Abr 2018 (AFP) -

O governo venezuelano realizará no próximo domingo uma simulação da votação presidencial de 20 de maio, anunciou nesta segunda-feira (30) o presidente e candidato à reeleição, Nicolás Maduro.

"Precisamos ter 10 milhões de votos e, para isso, temos que organizar um poderoso maquinário. Estou convocando (...) uma grande simulação do maquinário eleitoral das forças patrióticas e revolucionárias", declarou Maduro durante um comício no estado de Cojedes (centro).

Cerca de 20,5 milhões de venezuelanos estão convocados às urnas, de um total de 30 milhões.

Embora a gestão de Maduro tenha um rechaço popular de 80%, segundo pesquisadoras, o potencial de votos do governo está entre cinco e seis milhões, de acordo com pesquisas.

Maduro convocou a participar do teste o governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), assim como as chamadas "Unidades de Batalha Bolívar-Chávez" (UBCH), organizações comuns encarregadas de mobilizar eleitores.

As UBCH, que começaram a funcionar durante o governo de Hugo Chávez sob outra denominação, têm uma lista de pessoas a serem levadas aos centros eleitorais.

Maduro, em viagem nacional, multiplicou suas aparições na televisão desde que a campanha começou, há uma semana, distribuindo casas e prometendo entregar táxis.

No sábado, disse que estava considerando premiar as pessoas que forem votar e tiverem o "carnê da pátria", documento para o acesso a planos sociais que é tachado pela oposição de "mecanismo de controle social".

Por meio do carnê, Maduro entrega bônus especiais por datas como Carnaval e Semana Santa, o que seus adversários denunciam como "oportunismo" visando as eleições.

Apesar do boicote eleitoral, rompido pelo opositor Henri Falcón ao se apresentar por conta própria, Maduro assegurou em várias ocasiões que as eleições "quebrarão recordes" de participação.

"Vamos à vitória!", expressou nesta segunda-feira diante de centenas de seguidores.