PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Cúpula Trump-Kim tinha poucas chances de sucesso, diz Pompeo

24/05/2018 12h10

Washington, 24 Mai 2018 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, declarou nesta quinta-feira (24) ao Senado que a cúpula entre Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi cancelada, porque tinha poucas chances de alcançar um resultado positivo.

"Não acredito que estejamos em uma posição de acreditar que poderia ter um resultado positivo", disse o funcionário, explicando que os negociadores americanos não receberam da parte norte-coreana "nenhuma resposta para as nossas demandas".

A Casa Branca surpreendeu o mundo hoje ao divulgar uma carta de Trump para Kim, na qual o primeiro comunica que a esperada cúpula não se realizará em consequência da "aberta hostilidade" demonstrada por Pyongyang no processo de negociação.

"Lamentavelmente, com base na tremenda raiva e aberta hostilidade demonstradas em suas declarações mais recentes, eu sinto que é inapropriado, neste momento, ter esse encontro longamente planejado", declarou Trump no documento, divulgado pela Casa Branca.

Por isso, acrescentou o presidente, "para o bem de ambas as partes, mas em detrimento do mundo, não vai acontecer".

Internacional