PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Israel retomará entregas de combustível à Gaza nesta quarta-feira

23/10/2018 20h03

Jerusalém, 23 Out 2018 (AFP) - Israel retomará na quarta-feira as entregas de combustível à Faixa de Gaza, interrompidas em 12 de outubro por conta de episódios violentos na fronteira entre o enclave palestino e o território israelense, anunciou o Ministério da Defesa nesta terça (23).

"De acordo com as recomendações dos órgãos de segurança, foi decidido retomar o fornecimento de combustível catariano", revelou o ministério em comunicado.

No domingo, o Ministério da Defesa israelense decretou a reabertura das fronteiras da Faixa de Gaza para pessoas e mercadorias, fechadas durante quatro dias após um disparo de morteiro do enclave palestino, submetido a um estrito bloqueio israelense há mais de 10 anos.

As autoridades israelenses tomaram essa decisão depois da "diminuição dos atos violentos em Gaza durante o final de semana e dos esforços do Hamas (partido islâmico que governa em Gaza) em freá-los", explicou o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman.

As entregas de combustível para Gaza são fruto de um acordo concluído sob o patrocínio da ONU. O combustível entregue pelo Catar tem que reforçar a produção da central elétrica do enclave e permitir aumentar o fornecimento de eletricidade para os cidadãos de Gaza que, atualmente, só têm disponíveis quatro horas de eletricidade por dia.

Internacional