Topo

Ex-secretário de Estado norte-americano chama Trump de 'indisciplinado'

16.out.2017 - O ex-secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Saul Loeb/AFP
16.out.2017 - O ex-secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Saul Loeb/AFP

07/12/2018 18h40

Para o ex-secretário de Estado americano Rex  Tillerson, o presidente Donald Trump tentou infringir a lei continuamente, é "indisciplinado" e pouco inclinado a se informar detalhadamente.

Em uma entrevista pouco habitual à rede CBS, cujos extratos foram difundidos nesta sexta-feira, o ex-secretário de Estado, que foi demitido de suas funções em março, não ocultou sua relação ruim com Trump.

"Acho que em parte se devia ao fato de que éramos profundamente diferentes. Não tínhamos o mesmo sistema de valores", explicou. "Precisavam lhe dizer: 'Senhor presidente, entendo o que você quer dizer, mas não pode fazer isso dessa maneira, é contra a lei, viola um tratado'".

"Isso lhe contrariava muito", acrescentou Tillerson. "Acho que estava farto de ser o cara que diz todos os dias: 'Não pude fazer isso, vamos ver o que podemos fazer'".

Trump reagiu às críticas de Tillerson pelo Twitter chamando seu ex-secretário de Estado de "burro como uma pedra".

"Ele era burro como uma pedra e eu não conseguia me livrar dele rápido o suficiente. Era preguiçoso como um inferno. Agora a conversa é outra, com um grande espírito no Estado!" - escreveu Trump no Twitter.

Rex  Tillerson, ex-CEO da petrolífera Exxon Mobil, não tinha experiência política nem conhecia pessoalmente Trump quando seu nome foi proposto pelos líderes do Partido Republicano para liderar a diplomacia norte-americana.

"Foi difícil para mim, vindo da empresa Exxon Mobil disciplinada e muito orientada a seguir os processos, trabalhar para um homem bastante indisciplinado, que não gosta de ler, que não lê os relatórios e que não gosta de entrar em detalhes em vários setores", explicou Tillerson.

Trump demitiu Tillerson pelo Twitter e o substituiu pelo ex-diretor da CIA Mike Pompeo.