Topo

Morre palestino ferido por tiros de soldados israelenses em Gaza

22/12/2018 08h17

Gaza, Territórios palestinos, 22 dez 2018 (AFP) - Um palestino ferido por tiros de soldados israelenses morreu neste sábado, elevando a quatro o número de palestinos falecidos após as manifestações de sexta-feira na Faixa de Gaza, informou o ministério da Saúde do território.

A vítima, Ayman Shehr, de 18 anos, foi atingido no abdome em Deir Al-Balah, centro da Faixa de Gaza, afirmou à AFP o porta-voz do ministério, Ashraf Al Qodra.

Na sexta-feira, três palestinos faleceram em Gaza.

O exército israelense informou que 8.000 palestinos que se reuniram ao longo da fronteira queimaram pneus e lançaram um objeto incendiário em direção aos soldados, mas não conseguiram atingir os militares. Um comunicado afirma que os soldados abriram fogo "segundo os procedimentos operacionais em vigor", sem entrar em detalhes.

Mais de 40 palestinos ficaram feridos, incluindo dois jornalistas e quatro integrantes dos serviços de resgate, de acordo com Ashraf Al Qodra.

Desde 30 de março e o início da mobilização chamada "Marcha do Retorno", pelo menos 239 palestinos morreram, a maioria durante protestos e confrontos ao longo da fronteira, e outros por disparos de tanques ou bombardeios da aviação israelense.

Dois soldados israelenses também morreram durante os confrontos.

sa/jlr/gk/es/pb/fp