Erdogan e Trump acordam evitar vácuo de poder na Síria
Ancara, 23 dez 2018 (AFP) - Os presidentes da Turquia e dos Estados Unidos, Recep Tayyip Erdogan e Donald Trump, coincidiram neste domingo (23) na necessidade de se evitar um vácuo de poder na Síria depois que as tropas americanas se retirarem daquele país.
Em um telefonema, os dois chefes de Estado se comprometeram a "assegurar a coordenação militar, diplomática e em outras áreas para evitar um eventual vácuo de poder (...) após a retirada e a fase de transição na Síria", informou o governo turco em um comunicado.
Trump surpreendeu a maioria de seus aliados na quarta-feira ao ordenar a retirada dos 2.000 soldados de seu país mobilizados em território sírio.
A iniciativa surpreendeu inclusive o próprio governo a ponto de levar à demissão do secretário da Defesa, Jim Mattis, e do enviado especial para a coalizão contra o Estado Islâmico, Brett McGurk.
Mas a Turquia, ao contrário, elogiou a iniciativa.
Neste domingo, Erdogan - segundo o comunicado turco - informou a Trump que seu país estava "preparado para apoiá-lo" durante a retirada.
Mais cedo, tanto Erdogan quanto Trump haviam informado através de suas respectivas contas no Twiter terem tido uma produtiva conversa telefônica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.