Irã manteve conversas com talibãs afegãos
Teerã, 26 dez 2018 (AFP) - O Irã manteve conversas com os talibãs afegãos - anunciou nesta quarta-feira (26) o alto comando do setor de Segurança iraniano, de acordo com a agência de notícias Tasnim.
"O governo afegão foi informado sobre as conversas com os talibãs, e este processo continuará", declarou o secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, Ali Shamjani, afirmou a Tasnim, uma agência próxima à Guarda Revolucionária, o Exército de elite do Irã.
Ainda não se divulgou nenhum detalhe sobre o local do encontro.
Shamkhani informou as autoridades afegãs sobre essas discussões durante uma visita hoje a Cabul, acrescentaram a Tasnim e outras agências.
"A República Islâmica foi um pilar para a estabilidade na região e a cooperação entre os dois países vai, certamente, ajudar a resolver os problemas de segurança" no Afeganistão, afirmou o secretário iraniano.
No Twitter, o jornalista Abas Aslani, da Tasnim, afirmou que esta é a primeira confirmação dessas discussões entre o Irã e os talibãs.
As conversas surgem uma semana depois do anúncio surpresa e sob anonimato de uma autoridade americana - ainda sem confirmação oficial - da decisão do presidente Donald Trump de retirar "cerca de metade" dos 14.000 soldados estacionados no Afeganistão.
A presidência afegã minimizou o impacto dessa retirada.
O Irã compartilha uma fronteira de mais de 900 quilômetros com o Afeganistão, país com o qual sempre manteve relações complexas. Durante muito tempo, Teerã apoiou seus correligionários xiitas: a minoria étnica hazare no Afeganistão, perseguida de maneira violenta sob o regime talibã (sunita) na década de 1990.
Além disso, o Irã trabalhou junto com as Nações Unidas e com países ocidentais para ajudar a expulsar os talibãs depois da invasão americana em 2001.
Nos últimos anos, algumas alegações de fontes afegãs e ocidentais mencionaram vínculos entre os Guardiães da Revolução e os talibãs para expulsar as forças americanas do país.
amh-er/hj/gk/bc/erl/fp/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.