Topo

Líder democrata pede a Trump que adie discurso do Estado da União

16/01/2019 14h15

Washington, 16 Jan 2019 (AFP) - A líder da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, pediu nesta quarta-feira ao presidente Donald Trump para adiar seu discurso sobre o Estado da União em 29 de janeiro devido ao impasse orçamentário que paralisa o governo.

"Infelizmente, levando em conta os problemas de segurança e, a menos que os serviços estatais reabram esta semana, sugiro que trabalhemos em conjunto para encontrar outra data (...) ou que se considere a possibilidade de um discurso sobre o Estado da União por escrito ao Congresso", disse Pelosi em uma carta ao presidente.

Pelosi e Trump estão em desacordo há mais de três semanas em razão da paralisação parcial do governo devido à falta de fundos, o que levou cerca de 800.000 funcionários federais à férias forçadas, ou trabalho sem remuneração, se as suas posições forem consideradas essenciais.

Entre estes últimos estão os funcionários do Serviço Secreto, responsáveis nos Estados Unidos pela segurança do presidente e de eventos como o discurso sobre o Estado da União.

"No entanto, o Serviço Secreto dos Estados Unidos e o Departamento de Segurança Interna não têm recebido fundos há 26 dias", disse Pelosi.

No centro do conflito fiscal entre o governo e a oposição está o muro que Trump quer construir na fronteira com o México, pelo qual exige mais de 5 bilhões de dólares. Os democratas se opõem firmemente a esse projeto.

No dia 26 do "shutdown", como é chamado a paralisação parcial do governo, nenhuma saída para a crise está em discussão.

Segundo a tradição, o líder da Representantes convida o presidente a pronunciar seu discurso anual aos membros da Câmara dos Representantes e do Senado.

O novo Congresso dos Estados Undos, resultante das eleições de meio mandato de 6 de novembro, divide-se entre uma câmara alta controlada por uma maioria republicana e uma câmara baixa, cujo controle foi recuperado pelos democratas.

Após seu retorno histórico como presidente da Câmara em 3 de janeiro, Pelosi enviou o tradicional convite ao chefe da Casa Branca.

O discurso sobre o Estado da União é um exercício obrigatório para o presidente explicar ao povo americano e seus legisladores suas prioridades para o próximo ano.

O primeiro discurso sobre o Estado da União foi pronunciado por George Washington em 8 de janeiro de 1790.

elc-mlm/ad/lda/mr