Topo

Palamento grego valida acordo do novo nome da Macedônia do Norte

25/01/2019 11h56

Atenas, 25 Jan 2019 (AFP) - O parlamento grego aprovou nesta sexta-feira o acordo histórico sobre o novo nome da Macedônia, pondo fim a uma questão que dificultou durante anos as relações entre os dois países vizinhos.

Mais de 151 deputados dos 300 que compõem o Parlamento ratificaram este acordo que abre caminho para a adesão da República da Macedônia à União Européia (UE) e à Organização da Aliança Atlântica (OTAN), até agora bloqueada pelo veto grego.

"153 votaram sim, 143 não e um deputado se absteve", anunciou o presidente da Câmara, Nikos Voutsis, após a votação, resultado imediatamente aplaudido pelos deputados do Syriza de Alexis Tsipras.

O pequeno país balcânico agora se chamará "República da Macedônia do Norte".

A votação acontece após três dias de acalorados debates e confrontos entre a esquerda de Alexis Tsipras e a Nova Democracia.

"Hoje é um dia histórico. Resolveremos uma questão entre nosso país e a Macedônia do Norte, que abre uma nova era não apenas para as relações bilaterais, mas também para todos os Bálcãs", disse o porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos na rádio Kokkino, pouco antes da votação.

hec/chv/ra/pb/cn