Palamento grego valida acordo do novo nome da Macedônia do Norte
Atenas, 25 Jan 2019 (AFP) - O parlamento grego aprovou nesta sexta-feira o acordo histórico sobre o novo nome da Macedônia, pondo fim a uma questão que dificultou durante anos as relações entre os dois países vizinhos.
Mais de 151 deputados dos 300 que compõem o Parlamento ratificaram este acordo que abre caminho para a adesão da República da Macedônia à União Européia (UE) e à Organização da Aliança Atlântica (OTAN), até agora bloqueada pelo veto grego.
"153 votaram sim, 143 não e um deputado se absteve", anunciou o presidente da Câmara, Nikos Voutsis, após a votação, resultado imediatamente aplaudido pelos deputados do Syriza de Alexis Tsipras.
O pequeno país balcânico agora se chamará "República da Macedônia do Norte".
A votação acontece após três dias de acalorados debates e confrontos entre a esquerda de Alexis Tsipras e a Nova Democracia.
"Hoje é um dia histórico. Resolveremos uma questão entre nosso país e a Macedônia do Norte, que abre uma nova era não apenas para as relações bilaterais, mas também para todos os Bálcãs", disse o porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos na rádio Kokkino, pouco antes da votação.
hec/chv/ra/pb/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.