Topo

Ruptura de barragem em Brumadinho deixa 'vários mortos'

25/01/2019 14h46

Rio de Janeiro, 25 Jan 2019 (AFP) - Um barragem de contenção da mineradora Vale rompeu nesta sexta-feira em Minas Gerais, deixando vários mortos, segundo os primeiros testemunhos, afirmou um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

"Segundo os relatos que estamos recebendo, houve vários mortos", afirmou a fonte. "Os rejeitos tomaram toda a região da empresa", acrescentou, se referindo à localidade de Brumadinho, município a 60 km da capital Belo Horizonte.

Em 2015, a ruptura de uma represa de mineração da Vale e da BHP-Billiton em Mariana, outra localidade em Minas Gerais, deixou 19 mortos, no maior desastre ambiental da história do Brasil.

A Vale informou em comunicado que a ruptura desta sexta-feira ocorreu no início da tarde e que "sua prioridade total, neste momento, é preservar e proteger a vida de funcionários e moradores".

O documento não diz nada sobre as causas do acidente.

Imagens divulgadas por bombeiros mostram a inundação de lama impressionante em grandes áreas de vegetação.

A televisão mostrou casas destruídas.

O município de Brumadinho, localizado a 4,5 quilômetros do grande museu a céu aberto de Inhotim, pediu nas redes sociais que a população fique afastada do rio Paraopeba, no qual a barragem foi construída.

js/pr/cn

js/cn