Urso polar faminto encontrado a 800 km de seu habitat natural na Rússia
Moscou, 18 Jun 2019 (AFP) - Um urso polar faminto foi localizado nas proximidades da cidade industrial de Norilsk, no Ártico Russo, quando procurava alimentos no lixo, a mais de 800 km de seu habitat tradicional, anunciaram as autoridades locais.
As imagens do animal, visivelmente esgotado, circularam pelas redes sociais russas. O urso foi observado pela primeira vez no domingo à noite na zona industrial de Talmaj, nordeste de Norilsk, informou Alexander Korobkin, secretário local do Meio Ambiente.
"Ainda caminha nos arredores de uma fábrica, sob o controle da polícia e dos serviços de emergência, que garantem sua segurança e a dos moradores", disse Korobkin.
Uma equipe de especialistas deve chegar nas próximas horas à cidade, no extremo do círculo polar ártico, para examinar o animal e decidir sobre seu futuro.
As incursões de ursos polares em busca de comida são cada vez mais frequentes na região norte da Rússia, à medida que seu habitat e sua alimentação se deterioram em consequência da mudança climática e do degelo.
Mas é incomum que um urso polar alcance Norilsk, a centenas de quilômetros do banco de gelo. Na Rússia os ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção e sua caça é proibida.
Em fevereiro, os moradores do arquipélago ártico de Nova Zembla registraram uma invasão de dezenas de ursos polares agressivos que procuravam comida.
As autoridades declararam estado de emergência, mas os ursos só abandonaram a região 10 dias mais tarde.
ml/pop/gmo/avz/pc/age/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.