Topo

Ataque do Boko Haram mata 23 pessoas na Nigéria

27/07/2019 16h58

Kano, Nigéria, 27 Jul 2019 (AFP) - Combatentes do Boko Haram mataram 23 pessoas em um ataque neste sábado depois de uma cerimônia fúnebre em uma vila do nordeste da Nigéria, segundo fontes concordantes.

Por volta das 10h30 (7h30 no horário de Brasília), os insurgentes, que chegaram a bordo de três motocicletas, abriram fogo contra um grupo de homens que retornavam de uma vila próxima, onde haviam participado do funeral no distrito de Nganzai, a 90 km da capital regional Maiduguri.

"Nossos homens encontraram 23 corpos no local do ataque", disse à AFP Bunu Bukar, um miliciano que luta contra o Boko Haram.

Um funcionário local de Nganzai confirmou o incidente e o balanço.

"Recebi telefonemas de que o Boko Haram matou 23 pessoas perto de Badu Kuluwu esta manhã", disse a autoridade sob condição de anonimato.

Os corpos foram encontrados por milicianos e caçadores locais depois que sobreviventes conseguiram chegar à sua aldeia para avisar, de acordo com um morador, Saleh Masida.

O Boko Haram realiza ataques regulares nesta região, saqueando comida e queimando casas.

Em setembro, insurgentes mataram oito pessoas e roubaram gado em duas aldeias do distrito de Nganzai.

O Boko Haram e o ramo dissidente afiliado ao grupo Estado Islâmico, Iswap, intensificaram os ataques contra civis e o exército nos últimos meses.

Na quinta-feira, membros da Boko Haram atacaram um campo de deslocados na periferia de Maiduguri, matando duas pessoas e saqueando suprimentos de comida depois de invadir a base militar próxima.