Juiz espanhol emite nova ordem de prisão contra ex-presidente catalão
Um juiz espanhol emitiu hoje um novo mandado de prisão internacional contra o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, depois que a Suprema Corte condenou 12 outros líderes da independência por seu papel na fracassada secessão de 2017.
A Suprema Corte disse em comunicado que o juiz Pablo Llarena emitiu a ordem "por crimes de sedição e desvio de recursos públicos" contra Puigdemont, que foi para a Bélgica para fugir da justiça espanhola após a fracassada declaração da "República" catalã".
Líderes independentistas catalães foram condenados nesta segunda-feira a penas de entre 9 e 13 anos de prisão pela tentativa frustrada de secessão em 2017, uma decisão que provocará o retorno da tensão à região, que o movimento separatista mantém em ebulição há quase uma década.
A sentença volta a colocar a questão da Catalunha no centro do debate político, a menos de um mês de novas eleições legislativas, em 10 de novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.