Topo

Bombeiros combatem incêndios na Califórnia, com previsão de ventos fortes

29/10/2019 23h55

Los Angeles, 30 Out 2019 (AFP) - Os bombeiros na Califórnia se apressavam para conter os incêndios que castigam o estado, antes da chegada de ventos de 100 km/h para a noite desta terça-feira, que ameaçam alimentar as chamas.

Milhares de bombeiros combatem vários focos no norte e sul do estado, aproveitando a calmaria antes de que mudem as condições climáticas, ao cair da noite.

O incêndio Kincade já devastou 30.519 hectares, ou 305 km2, duas vezes e meia a área da cidade de San Francisco, no condado de Sonoma, ao norte dessa cidade e onde as chamas estão contidas em 15%, segundo um boletim das autoridades.

O outro grande incêndio, o Getty, é registrado em Los Angeles, perto de uma exclusiva zona residencial, levando moradores a evacuarem suas casas, entre eles o astro do basquete LeBron James e o ator Arnold Schwarzenegger.

Até agora este incêndio queimou 265,4 hectares e, durante o dia desta terça, os bombeiros avançaram em sua contenção.

"Podemos anunciar que avançamos e que o fogo está contido em 15%", disse o prefeito Eric Garcetti em coletiva de imprensa.

"Estamos 100% certos de que não vai mais se espalhar no terreno", acrescentou.

"Não temos uma chama viva agota mesmo (...), mas - e esse é um grande mas - temos a situação de ventos mais importante do ano em Los Angeles", com rajadas de 80 a 96 km/h.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de ventos tanto no norte quanto no sul da Califórnia que, combinados com a baixa umidade é um coquetel ideal para alimentar as chamas.

"É necessário apenas uma brasa no vento para começar outro incêndio", disse o chefe de bombeiros de Los Angeles, Ralph Terrazas, à frente de uma equipe de 1.165 homens com 170 caminhões e 11 helicópteros.

"Nosso objetivo é aumentar a contenção o máximo possível" do Getty, agora em 5%, antes de que caia a noite. "Estamos muito preocupados com os ventos desta noite".

Mais de 7.000 residentes estão na área de evacuação do Getty, que já destruiu oito estruturas e danificou seis.

Os pesquisadores determinaram que o incêndio foi provocado por um galho de eucalipto que o vento jogou em um gerador da prefeitura, gerando fagulhas que incendiaram a vegetação.

O Kincade destruiu 124 imóveis, incluindo 57 casas, enquanto 23 foram afetados. Com os ventos de terça-feira à noite, os mais de 4.500 bombeiros que o combatem se preparam para outra batalha com o objetivo de evitar que as chamas se propaguem.

Cerca de 180.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas na região vinícola de Sonoma, onde o governador Gavin Newsom declarou estado de emergência, e as autoridades esperam novas evacuações por este fenômeno de vento, que deve durar 24 horas e pode empurrar o fogo para o oeste.

Em uma tentativa de reduzir o risco de incêndios, várias companhias elétricas, inclusive a Pacific Gas & Electric (PG&E), a maior do estado, têm implementado cortes no abastecimento de quase um milhão de usuários no norte e no centro da Califórnia.

"Até 300.000 usuários devem estar ainda sem luz, o que significa uma semana sem serviço, algo inaceitável", disse Newsom. "E tem a ver com cobiça, má gestão e décadas e uma empresa que não se concentrou e você e na segurança pública, mas em seus acionistas".

A PG&E, que declarou falência, tem sido alvo de um intenso escrutínio por suspeita de que uma de suas linhas de transmissão possa ter provocado o Kincade. O mesmo aconteceu em 2018, quando o mesmo tipo de linha foi o estopim para o Camp, o incêndio mais mortal da história da Califórnia, com 86 mortos.

jt/yow/db/mvv

PG&E