Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo incêndio atinge Califórnia em dia de visita da ativista Greta Thunberg

Getty Images
Imagem: Getty Images

em Los Angeles (EUA)

01/11/2019 21h25

Um novo incêndio florestal atinge uma área agrícola ao norte de Los Angeles, cidade que a ativista adolescente sueca Greta Thunberg visitou nesta sexta-feira (1) para participar de um protesto ambientalista.

"Maria", o novo incêndio, destruiu uma área de 3.600 hectares, obrigando a retirada de 8 mil pessoas e, ainda fora de controle, ameaça cerca de 2.300 estruturas, além de várias áreas de plantio.

Thunberg, que falou para milhares de pessoas, disse que essa série de incêndios é um exemplo claro de mudança climática e que a tendência é piorar.

"Podemos ver incêndios florestais ao virar da esquina (...) e eles estão ficando mais intensos devido à crise climática", destacou Thunberg, que ganhou fama no ano passado por sua "greve climática escolar" toda sexta-feira e por seu discurso na ONU.

Thunberg afirmou que o mundo "está vivendo o começo de um colapso climático e ecológico". "Não podemos mais ignorar a crise", acrescentou a ativista, que procura uma forma de voltar à Europa depois da ONU transferir a cúpula climática de Santiago a Madri.

Os incêndios deste ano, que ainda não causaram vítimas mortais, ocorrem em meio de um alerta vermelha de fortes ventos e baixa humidade, que seguirá até a noite de sábado.

- Drone atrapalha combate às chamas -Centenas de bombeiros apoiados por aviões-tanque e helicópteros combatiam as chamas, que até agora não foram controladas, e ameaçam 1.800 estruturas.

O governador do condado de Ventura, Bill Ayub, destacou que grupos de bombeiros expressaram que seu trabalho foi atrapalhado por alguém que pilotava um drone na área do desastre.

"Nossos esforços aéreos de extinção de incêndios foram atrapalhados por alguém que pilotava um pequeno drone que aparentemente filmava o incêndio", disse a jornalistas.

"Isto criou uma situação bastante perigosa. Não só é ilegal (pilotar drones), como atrapalha nossos esforços".

Outro incêndio no condado, o Easy Fire, reportado na quarta-feira e que se aproximou perigosamente da biblioteca presidencial Ronald Reagan no Simi Valley, foi contido quase completamente nesta sexta-feira.

Mais ao norte, no condado de Sonoma, também houve boas notícias, já que as autoridades informaram que tinham conseguido controlar o incêndio Kincade, o maior do estado desta temporada, em 65%.

Os múltiplos incêndios reportados em todo o estado nas últimas duas semanas impulsionaram o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao declarar emergência no começo desta semana.

Os incêndios florestais foram alimentados por condições de seca, especialmente na parte baixa do estado onde não chove há meses.