Topo

Esse conteúdo é antigo

Japão cancela celebração pública do aniversário do imperador por temor do covid-19

O imperador Naruhito, do Japão, durante cerimônia de coroação - Xinhua
O imperador Naruhito, do Japão, durante cerimônia de coroação Imagem: Xinhua

Em Tóquio

17/02/2020 06h06

O Japão anunciou hoje o cancelamento da celebração pública do aniversário do imperador Naruhito, prevista para 23 de fevereiro, em meio aos temores de uma propagação do covid-19, o novo coronavírus no país.

"À luz de várias situações, decidimos cancelar a visita do público geral ao palácio para o aniversário de Sua Majestade", afirmou a agência imperial em comunicado.

"A aparição de Sua Majestade pela manhã e a assinatura pública do livro de cumprimentos serão canceladas", acrescentou o comunicado, publicado um dia depois do pedido das autoridades à população que evite concentrações e reuniões "não essenciais".

Quase 60 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus no Japão, incluindo a morte de uma mulher de 80 anos. Pelo menos outros 355 contágios foram registrados no cruzeiro "Diamond Princess", que está em isolamento no porto de Yokohama.

Com o aumento do número de infectados, o ministro da Saúde, Katsunobu Kato, advertiu no domingo que o país estava "entrando em uma nova fase".

"Estamos vendo casos de infecção dos quais não podemos rastrear as rotas de transmissão", disse o ministro.

A celebração pública do aniversário do imperador Naruhito seria a primeira desde que ele assumiu o trono em maio do ano passado.

Duas vezes ao ano - no Ano Novo e em seu aniversário - o imperador faz aparições públicas em uma área do palácio.