Japão cancela celebração pública do aniversário do imperador por temor do covid-19
O Japão anunciou hoje o cancelamento da celebração pública do aniversário do imperador Naruhito, prevista para 23 de fevereiro, em meio aos temores de uma propagação do covid-19, o novo coronavírus no país.
"À luz de várias situações, decidimos cancelar a visita do público geral ao palácio para o aniversário de Sua Majestade", afirmou a agência imperial em comunicado.
"A aparição de Sua Majestade pela manhã e a assinatura pública do livro de cumprimentos serão canceladas", acrescentou o comunicado, publicado um dia depois do pedido das autoridades à população que evite concentrações e reuniões "não essenciais".
Quase 60 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus no Japão, incluindo a morte de uma mulher de 80 anos. Pelo menos outros 355 contágios foram registrados no cruzeiro "Diamond Princess", que está em isolamento no porto de Yokohama.
Com o aumento do número de infectados, o ministro da Saúde, Katsunobu Kato, advertiu no domingo que o país estava "entrando em uma nova fase".
"Estamos vendo casos de infecção dos quais não podemos rastrear as rotas de transmissão", disse o ministro.
A celebração pública do aniversário do imperador Naruhito seria a primeira desde que ele assumiu o trono em maio do ano passado.
Duas vezes ao ano - no Ano Novo e em seu aniversário - o imperador faz aparições públicas em uma área do palácio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.