Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz que acessou provas que vinculam laboratório chinês à pandemia de covid-19

Donald Trump, na Casa Branca - Anna Moneymaker/The New York Times/POOL/Getty Images
Donald Trump, na Casa Branca Imagem: Anna Moneymaker/The New York Times/POOL/Getty Images

Washington (EUA)

30/04/2020 19h11

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje impor novas tarifas contra Pequim, alegando ter tido acesso a provas que relacionam um laboratório na cidade de Wuhan, na China, à pandemia do coronavírus.

Perguntado se ele tinha visto algo dando a ele um alto grau de confiança de que o Instituto Wuhan de Virologia era a origem do surto, Trump respondeu: "Sim, eu vi".

Pressionado por repórteres na Casa Branca sobre detalhes que o fazem ter tanta certeza, Trump apenas respondeu: "Não posso lhe contar isso".

O presidente dos Estados Unidos ainda foi questionado sobre um possível cancelamento das obrigações da dívida dos EUA com a China em decorrência das origens do coronavírus.

"Pode-se fazer isso com tarifas", simplificou Trump, sem entrar em maiores detalhes.

O número total de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos cresceu para 1.031.659, segundo a atualização de hoje (30) do CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças americano).

Já o número de mortes em decorrência da covid-19 atingiu 60.057.

Em relação a ontem, foram 2.552 novas mortes causadas pela covid-19 no país, um crescimento de 4,4%. O ritmo é maior do que o registrado no dia anterior: de anteontem para ontem o aumento foi de 4% (de 55.258 para 57.505 mortos).