Topo

Portugal reabre primeiros estabelecimentos comerciais após um mês e meio

04/05/2020 12h05

Lisboa, 4 Mai 2020 (AFP) - Portugal iniciou nesta segunda-feira (4) uma flexibilização das medidas de confinamento com a reabertura de pequenos estabelecimentos comerciais, salões de beleza e concessionárias de automóveis, sem receber grande quantidade de clientes, pois os portugueses deverão respeitar regras estritas de distanciamento físico.

"Estamos aqui pelos clientes que desejam vir, mas não esperamos muitas pessoas", disse Mário Assunção, gerente da concessionária Auto-Industrial, que representa a marca Opel.

Dos 50 funcionários das três unidades do grupo em Lisboa, apenas 15 retornaram ao trabalho nesta segunda-feira.

"Os demais estão em desemprego técnico", explica o gerente, que coordenou os preparativos para receber os clientes com segurança.

A partir desta segunda-feira o uso de máscaras ou viseiras de proteção é obrigatório nas lojas, prédios públicos e nos transportes, de acordo com o plano de desconfinamento do governo, que será aplicado de forma gradual durante todo o mês de maio.

A infração da norma nos transportes públicos será punida com multa de até 350 euros.

Os estabelecimentos comerciais só podem abrir às portas às 10H00 e deverão cumprir as regras de distanciamento, enquanto cabeleireiros e salões de beleza só podem atender com agendamento prévio.

"O primeiro dia já tem agenda completa", afirmou à AFP Miguel Garcia, proprietário de um salão no centro de Lisboa.

Portugal suspendeu no domingo o estado de emergência que estava em vigor desde 19 de março e que permitiu ao governo restringir a liberdade de circulação para frear a propagação da pandemia do coronavírus.

A medida foi substituída pelo estado de calamidade pública, que estimula os portugueses a respeitar o "dever cívico de permanecer em casa".

O teletrabalho continua sendo a norma, desde que possível, enquanto as concentrações de mais de 10 pessoas estão proibidas.

Na segunda quinzena de maio, o plano de desconfinamento contempla a retomada de algumas aulas para estudantes do ensino médio.

As aulas on-line serão mantidas até o fim do ano letivo para os alunos do ensino básico e fundamental.

Os museus e galerias de arte, bares e restaurantes, todos submetidos a novas normas de segurança sanitária, estão autorizados a retomar as atividades em 18 de maio.

Os jogadores dos principais clubes de futebol retomam nesta segunda-feira os treinos individuais e o campeonato nacional deve ser retomado no último fim de semana de maio, enquanto os teatros, cinemas e grandes lojas de departamento terão que esperar até 1 de junho para reabrir as portas.

Portugal foi menos afetado pela pandemia que outros países europeus e que a vizinha Espanha.

Os primeiros casos de COVID-19 foram detectados mais de um mês depois que na Espanha.

Isto permitiu uma reação rápida, com o fechamento das escolas, da fronteira com a Espanha e a declaração do estado de emergência para confinar a população.

Portugal registra oficialmente 1.063 mortes e 25.524 casos, de acordo com o balanço mais recente do governo.

lf/pmr/erl/zm/fp