Maduro ordena testes de mísseis em águas venezuelanas que aguardam navios iraniano
Caracas, 22 Mai 2020 (AFP) - As Forças Armadas da Venezuela realizaram testes de mísseis na quinta-feira em La Orchila, uma ilha no norte do país do Caribe, disse o presidente Nicolás Maduro, aguardando a chegada de petroleiros do Irã em meio a tensões com os Estados Unidos.
"Testemunhamos exercícios militares (...) na ilha de La Orchila, com o teste de sistemas de mísseis de precisão máxima para a defesa de águas e costas", declarou Maduro durante uma reunião com o alto comando militar transmitido pela televisão estatal, sem mencionar diretamente navios iranianos carregados com gasolina e outros produtos petrolíferos que se dirigem para a Venezuela.
Os testes fazem parte de exercícios militares chamados "Escudo Bolivariano", um destacamento permanente criado em fevereiro com o qual Maduro renovou sua retórica anti-imperialista contra Washington, que aumentou a pressão sobre a Venezuela, reforçando as sanções contra o país e sua indústria petrolífera e acusando o presidente do "narcoterrorismo", oferecendo uma recompensa por ele.
Juan Guaidó, líder parlamentar da oposição reconhecido por cinquenta países - incluindo os Estados Unidos - como presidente interino do país sul-americano, chamou o "Escudo Bolivariano" de "exercício de propaganda".
Na quarta-feira, Maduro comemorou a chegada dos navios do Irã, depois que Teerã alertou sobre "consequências" se os Estados Unidos impedirem sua chegada à Venezuela.
Segundo relatos da imprensa, são cinco navios-tanque que transportam 1,5 milhão de barris de gasolina.
A escassez de combustível no país, crônica há anos nas áreas de fronteira, foi ampliada durante a quarentena pelo novo coronavírus e atingiu Caracas.
A data em que os navios entrarão nas águas venezuelanas ainda não foi anunciada.
erc/gma/lca
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.