Topo

Esse conteúdo é antigo

Confinamento em Lisboa é reforçado para conter novos surtos de covid-19

13.mai.2020 - O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, coloca máscara para visitar uma fábrica da Volkswagen em Palmela, região metropolitana de Lisboa - Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images
13.mai.2020 - O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, coloca máscara para visitar uma fábrica da Volkswagen em Palmela, região metropolitana de Lisboa Imagem: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

22/06/2020 14h09Atualizada em 22/06/2020 14h50

O governo de Portugal vai reforçar o confinamento na região de Lisboa para controlar novos focos de contágio do coronavírus, segundo anunciou hoje o primeiro-ministro António Costa.

Entre as medidas, está a proibição de reuniões de mais de dez pessoas, enquanto o limite foi aumentado para 20 em todo país, assim como o fechamento de cafeterias e lojas a partir das 20h.

"Certas medidas serão aplicadas em toda região metropolitana de Lisboa", afirmou Costa em coletiva de imprensa, após se reunir com os prefeitos dos cinco municípios mais afetados.

"O núcleo do problema está nos 15 distritos destes municípios", acrescentou, especificando que as medidas serão detalhadas em um conselho ministerial extraordinário ainda hoje.

Conforme dados oficiais divulgados pela mídia local, entre 21 de maio e 21 de junho, foram detectados em Portugal 9.221 novos casos de covid-19, dos quais 85% estão nas regiões de Lisboa e do Vale do Rio Tejo. Cerca de metade desses novos casos foi localizada nas comunas de Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora.

"A região de Lisboa continua concentrando nossa atenção e esforços", declarou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Lacerda Sales.

A capital portuguesa sediará a última fase da Liga dos Campeões de futebol da Europa em agosto.