OMS diz que é inviável manter fronteiras fechadas pela covid-19 a médio prazo
Manter as fronteiras fechadas para combater a pandemia viral é uma estratégia inviável, afirmou hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde).
"Manter as fronteiras internacionais fechadas não é necessariamente uma estratégia viável", destacou Michael Ryan, diretor para situações de emergência da OMS, durante uma coletiva de imprensa virtual.
"Será praticamente impossível para os países manterem suas fronteiras fechadas em um futuro próximo", acrescentou.
"As economias devem reabrir, as pessoas devem trabalhar, o comércio deve ser retomado", admitiu, embora reconheça que cada Estado deve levar em consideração individualmente quais são os riscos de abrir suas fronteiras.
Muitos países estão fechando suas fronteiras aos viajantes procedentes de áreas de risco ou impondo quarentenas e testes, mas sem uma estratégia combinada.
"É muito difícil contar com uma política que convenha a todos. Se sou uma nação pequena sem casos de covid-19, um único caso (importado) pode significar um desastre. Em um país onde a incidência da doença é significativa, fechar as fronteiras pode não fazer diferença", continuou.
"As medidas de restrição das viagens devem ser tomadas em conjunto com outras medidas", enfatizou. "Mas só as primeiras não são eficazes para limitar a propagação do coronavírus, que está em todas as partes", acrescentou o funcionário da OMS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.