Topo

Esse conteúdo é antigo

China tem maior número de casos diários de covid-19 em sete meses

Casos de covid-19 tem voltado a crescer na China devido à variante delta - STR/AFP
Casos de covid-19 tem voltado a crescer na China devido à variante delta Imagem: STR/AFP

Em Pequim

10/08/2021 06h17Atualizada em 10/08/2021 09h25

O número de casos de coronavírus registrou hoje um recorde em sete meses na China, após a detecção de um foco de contágios em um centro de testes, enquanto a variante delta representa um desafio aos esforços do governo de Pequim para controlar a epidemia.

A imprensa estatal descreve o atual surto como o mais grave desde que o vírus surgiu no fim de 2019 na cidade de Wuhan, região central do país.

As autoridades conseguiram reduzir em seguida o número de contágios a quase zero, o que permitiu a retomada da atividade econômicas, mas com algumas restrições. Mas agora os casos voltam a aumentar.

Hoje, as autoridades de saúde do país registraram 143 novos casos de coronavírus, 108 deles foram transmissões locais.

Dezenas de casos aconteceram em um centro de exames de covid-19 na cidade de Yangzhou (leste). As autoridades emitiram alertas para evitar o manuseio incorreto dos testes de covid-19, o que pode facilitar a propagação do vírus.

Outro foco foi registrado entre trabalhadores do serviço de limpeza do aeroporto de Nanjing, que depois se propagou para outras partes do país.

Os números de hoje são os mais elevados desde janeiro, quando o país registrou 144 novos casos, incluindo 126 contaminações locais.

As autoridades, no entanto, divulgaram uma mensagem de confiança e consideram que os novos focos são controláveis.

"Conseguimos conter com sucesso a epidemia em Guangzhou, e a de Nanjing está sendo controlada gradualmente", afirmou a agência oficial Xinhua, ao citar o especialista em doenças infecciosas Zhang Wenhong.