Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden não falou com outros líderes globais desde a queda de Cabul

Corrida para tirar estrangeiros do Afeganistão após a vitória dos talibãs pegou a Casa Branca "desprevenida" - Leah Millis/Reuters
Corrida para tirar estrangeiros do Afeganistão após a vitória dos talibãs pegou a Casa Branca 'desprevenida' Imagem: Leah Millis/Reuters

17/08/2021 18h06Atualizada em 17/08/2021 18h40

O presidente americano, Joe Biden, não falou com nenhum dos seus colegas líderes mundiais desde que Cabul caiu nas mãos dos talibãs, informou a Casa Branca nesta terça-feira (17).

Biden "ainda não falou com nenhum líder mundial", informou à imprensa seu assessor de segurança nacional, Jake Sullivan.

"Eu mesmo, o secretário (Antony) Blinken e vários outros membros de alto nível da equipe temos feito contato de forma regular com colegas estrangeiros e temos a intenção de fazê-lo nos próximos dias", acrescentou.

A corrida repentina para tirar os estrangeiros do Afeganistão após a vitória dos talibãs pegou desprevenida a Casa Branca e gerou preocupação na Europa sobre a possível chegada maciça de refugiados.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse a jornalistas que a atenção do governo se concentrava atualmente no tenso processo de evacuação de milhares de americanos e aliados afegãos de Cabul, que está sob pleno controle dos talibãs.

Isto significa "uma coordenação em nível inferior ao dos líderes e chefes de Estado", disse.

Se houver algum benefício para que o presidente erga o telefone e ligue para os líderes mundiais, certamente o fará e suponho que o faça nos próximos dias.
Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca