Topo

Esse conteúdo é antigo

Chega a Madri o segundo avião espanhol com evacuados do Afeganistão

20/08/2021 17h51

Madri, 20 Ago 2021 (AFP) - Mais de uma centena de afegãos chegaram na tarde desta sexta-feira (20) a Madri no segundo voo de evacuação organizado pela Espanha após a tomada de Cabul pelos talibãs, segundo o governo.

"Chegada à base aérea de Torrejón do segundo avião das Forças Armadas que realiza trabalhos de repatriação a partir do Afeganistão", anunciou o governo pelo Twitter.

Os 110 afegãos chegaram de Cabul via Dubai à base militar de Torrejón de Ardoz, a nordeste de Madri, onde fica o centro de acolhida dos afegãos que trabalharam para a União Europeia e suas famílias.

A filha de uma das famílias afegãs que chegaram à Espanha se perdeu na entrada na aeronave em Cabul e ficou para trás, em uma demonstração do caos que se vive no país da Ásia Central, revelou nesta sexta a ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles.

Em Torrejón de Ardoz aguardavam os afegãos os 48 compatriotas que chegaram na quinta-feira pela madrugada no primeiro voo de evacuação organizado pela Espanha.

Do centro de Torrejón se definirá o destino seguinte dos afegãos na União Europeia.

Nesta sexta, chegou à base um avião procedente de Paris com afegãos repatriados pela França e na quinta, outro de Roma.

No sábado, visitarão este centro os dois principais dirigentes da União Europeia, Charles Michel e Ursula von der Leyen, acompanhados do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e do alto representante da UE para Assuntos Exteriores, Josep Borrell.

Entre os afegãos que chegaram nesta sexta no segundo avião espanhol está a capitã da seleção afegã de basquete em cadeira de rodas, Nilofar Bayat, que tinha pedido ajuda para sair do país por se sentir ameaçada.

Um clube de Bilbao (norte), o Bidaideak, lhe ofereceu uma vaga em sua equipe, abrindo a via para uma tramitação que permitiu a Bayat, que trabalhava para a Cruz Vermelha em Cabul, embarcar no voo de repatriação espanhol com seu companheiro.

al/jz/mvv