Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselho de Segurança adia reunião sobre a Coreia do Norte para sexta-feira

Conselho de Segurança adia reunião sobre a Coreia do Norte para sexta-feira - Korean Central News Agency via Reuters
Conselho de Segurança adia reunião sobre a Coreia do Norte para sexta-feira Imagem: Korean Central News Agency via Reuters

30/09/2021 11h37Atualizada em 30/09/2021 12h28

A reunião de emergência prevista para esta quinta-feira no Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte foi adiada para sexta-feira, a pedido de China e Rússia, informaram fontes diplomáticas.

Os dois países "solicitaram um pouco de tempo" para examinar a situação e o representante dos Estados Unidos enviou a demanda ao Conselho de Segurança com o pedido de adiamento para sexta-feira, afirmou à AFP uma fonte, que citou um problema "técnico" e não "político".

Em um caso de unidade pouco frequente nos últimos meses, Estados Unidos, França e Reino Unido solicitaram na quarta-feira a reunião a portas fechadas para analisar o recente lançamento míssil hipersônico por Pyongyang.

Em 2017, por iniciativa do governo de Donald Trump, o Conselho de Segurança adotou em três ocasiões uma série de sanções econômicas contra Pyongyang após um teste nuclear e testes de mísseis.

A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira que executou com sucesso o teste de um míssil hipersônico, o que pode representar um avanço tecnológico importante.

Alguns minutos antes do lançamento, o embaixador norte-coreano na ONU, Kim Song, afirmou em um discurso na Assembleia Geral que seu país tem o "direito legítimo" de testar armas e "reforçar a capacidade de defesa".