Topo

Esse conteúdo é antigo

Indonésia é primeiro país a autorizar vacina anticovid da Novavax

Novava é produzida sem vírus e com base em proteínas que geram resposta imunológica - Dado Ruvic/Reuters
Novava é produzida sem vírus e com base em proteínas que geram resposta imunológica Imagem: Dado Ruvic/Reuters

01/11/2021 13h04

A Indonésia se tornou nesta segunda-feira (1º) o primeiro país a autorizar a vacina da Novavax contra a covid-19, informou a empresa americana. Será produzida pelo Instituto Serum da Índia (SII) e comercializada com o nome de Covovax.

Essa vacina usa uma tecnologia diferente das outras vacinas autorizadas no mundo. É produzida sem vírus e com base em proteínas que geram resposta imunológica.

Pode ser armazenada a temperaturas entre 2 e 9 graus Celsius, o que pode facilitar sua distribuição, especialmente em países mais desenvolvidos.

A Novavax "responderá a uma necessidade vital da Indonésia que é a quarta nação mais populosa do mundo e segue trabalhando para fornecer vacinas suficientes à sua população", disse o CEO da Novavax, Stanley Erck.

As primeiras entregas devem começar "imediatamente", acrescenta o comunicado. Também nesta segunda-feira a Novavax anunciou que pediu autorização à Agência Europeia de Medicamentos e Canadá.

Pedidos similares estão sendo analisados no Reino Unido e Austrália e foi formalizada uma solicitação à Organização Mundial da Saúde (OMS). A Novavax planeja realizar antes do fim ano esse trâmite nos Estados Unidos.

A vacina tem uma eficácia de 90,4% contra a doença e de 100% nos casos de graves a moderados, segundo ensaios clínicos em cerca de 30.000 pessoas dos Estados Unidos e México apresentados em junho.