Presidente das Filipinas, Duterte será candidato ao Senado em 2022
Manila, 15 Nov 2021 (AFP) — O presidente filipino, Rodrigo Duterte, inscreveu-se no último minuto para as eleições ao Senado de 2022, esclarecendo o caminho que pretende tomar após o fim de seu atual mandato.
Duterte, que segundo a Constituição não pode aspirar a um segundo mandato de seis anos, apresentou sua candidatura à Comissão Eleitoral a poucos minutos do fim do prazo para as inscrições.
Com isso, chegam ao fim as especulações sobre sua possível candidatura à vice-presidência, cargo que sua filha Sara disputará.
Em um primeiro momento, Duterte, de 76 anos, disse que concorreria à vice-presidência, antes de mudar de ideia e anunciar seu plano de se aposentar da vida política.
Na sequência, voltou a mencionar uma possível candidatura a vice-presidente, tendo, finalmente, optado por uma vaga no Senado.
Especulou-se durante meses sobre a candidatura de Sara Duterte para substituir seu pai.
Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos em separado e por maioria simples de votos, sem a necessidade de um segundo turno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.