Reino Unido estende 3ª dose da vacina anticovid para faixa de 40 a 49 anos
Londres, 15 Nov 2021 (AFP) - O Reino Unido estenderá a terceira dose da vacina anticovid-19 para pessoas entre 40 e 49 anos, depois que as autoridades científicas deram sinal verde nesta segunda-feira (15).
Os especialistas do comitê conjunto sobre vacinação e imunização (JCVI, na sigla em inglês) anunciaram que todos os adultos nessa faixa etária poderão ter acesso a uma terceira injeção, seis meses após terem recebido a segunda — em princípio, da Pfizer/BioNTech, ou uma meia dose da Moderna.
Até agora, em torno de 12,6 milhões de pessoas no Reino Unido receberam a terceira dose. Entre elas, estão pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde e pessoas mais vulneráveis ao vírus.
O JCVI disse ainda que os adolescentes de 16 e 17 anos, até então autorizados a uma única aplicação, poderão se beneficiar de uma segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech, pelo menos 12 semanas após a primeira.
Os anúncios surgem no momento em que o governo reitera seus apelos à população para que vá receber a dose de reforço. O objetivo é evitar o caos do inverno passado (verão no Brasil), com hospitais saturados com pacientes da covid-19 e de outros vírus sazonais, como a gripe.
"No Natal e durante o inverno, a expectativa é que os vírus respiratórios estarão presentes, e tememos, em especial, que a gripe volte e agrave nossos problemas", declarou o professor Jonathan Van-Tam, do JCVI, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.
"Os próximos meses poderão ser muito agitados", alertou.
O Reino Unido é um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus, com pelo menos 143.000 mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.