Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia mostrou 'sua verdadeira face', diz ministro de Defesa da Ucrânia

Ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, advertiu que a Ucrânia terá de enfrentar novas "provas" e "perdas" humanas - Oleksandr Klymenko/Reuters
Ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, advertiu que a Ucrânia terá de enfrentar novas 'provas' e 'perdas' humanas Imagem: Oleksandr Klymenko/Reuters

22/02/2022 07h26Atualizada em 22/02/2022 10h07

Em referência à Rússia e ao presidente russo, Vladimir Putin, o ministro ucraniano da Defesa, Oleksiy Reznikov, disse que o país eurasiático, por fim, mostrou realmente quem é e o que deseja.

"O inimigo mostrou sua verdadeira face, a de um criminoso que deseja manter o mundo livre como refém", advertiu o ministro em uma mensagem ao exército. Na carta, ele também disse que a Ucrânia terá de enfrentar novas "provas" e "perdas" humanas.

"Temos que suportar a dor, superar o medo e a desesperança", declarou Reznikov, acusando a Rússia de tentar "ressuscitar" a União Soviética e o Muro de Berlim.

"Mas vamos vencer, sem nenhuma dúvida. Estamos na nossa terra", acrescentou.

As declarações foram divulgadas um dia após a decisão do presidente Vladimir Putin de reconhecer a independência dos territórios pró-Rússia de Donetsk e Lugansk e enviar tropas para a região.

"O Kremlin deu um novo passo para ressuscitar a União Soviética, e a única coisa que nos separa disso é a Ucrânia e o exército ucraniano", acrescentou.

Putin ordenou ao exército de russo que entre nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk horas depois de reconhecer a independência de ambas, decisão que pode agravar o conflito no leste da Ucrânia, que já provocou mais de 14 mil mortes desde 2014.