Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia acusa Ucrânia e Reino Unido de ataque com drones à frota do Mar Negro na Crimeia

Ponte que liga a Ucrânia e à Crimeia foi parcialmente destruída este mês - REUTERS/Stringer
Ponte que liga a Ucrânia e à Crimeia foi parcialmente destruída este mês Imagem: REUTERS/Stringer

29/10/2022 08h57

O exército russo acusou neste sábado (29) a Ucrânia e o Reino Unido de um ataque "terrorista" de drones contra sua frota do Mar Negro no porto de Sebastopol, na Crimeia, dizendo que um de seus navios sofreu danos "menores".

"A preparação deste ato terrorista e o treinamento dos militares do 73º centro de operações marítimas especiais da Ucrânia foram realizados por especialistas britânicos", disse o Ministério da Defesa russo no Telegram, acrescentando que um de seus navios, o "Ivan Golubets", registrou "danos menores".

Este ataque de drones às instalações da frota russa do Mar Negro na Crimeia, uma península anexada à Rússia, foi o "mais maciço" do conflito na Ucrânia, disse o governador pró-Rússia da cidade de Sebastopol, Mikhail Razvojayev.

"Foi o ataque mais maciço de drones e veículos de superfície pilotados remotamente nas águas da baía de Sebastopol na história do conflito", afirmou Razvojayev, segundo a agência TASS.

A Rússia disse que seus navios alvos do ataque estavam envolvidos em um acordo mediado pela ONU para permitir a exportação de grãos ucranianos.

"Cabe destacar que os navios da frota do Mar Negro que foram atacados por terroristas estão envolvidos em garantir a segurança do 'corredor de grãos' como parte de uma iniciativa internacional para exportar produtos agrícolas dos portos ucranianos", disse o ministério russo da Defesa.