Vulcão provoca sismo no norte do Chile
O vulcão Lascar, no norte do Chile, teve um aumento de atividade neste sábado e provocou um sismo e uma coluna de fumaça de até 6.000 metros de altura.
"Às 12h36 locais, as estações de monitoramento instaladas nas imediações do vulcão Láscar registraram um sismo associado à dinâmica dos fluidos no interior do sistema vulcânico", detalhou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin).
Autoridades elevaram o nível de alerta em torno da montanha de verde para amarelo e determinaram um perímetro de segurança de 5 km ao redor da cratera, que afeta setores de pastoreio e escalada. Também foi emitido um informe para o tráfego aéreo naquela região.
Não houve registro de feridos ou prejuízos à infraestrutura.
O Láscar está localizado a 5.592 metros de altitude, na região de Antofagasta, a 70 km do povoado de San Pedro de Atacama, um dos principais pontos turísticos do Chile. Ele entrou em erupção pela última vez em 1993.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.