Cavalo que perdeu os olhos bate três recordes mundiais do Guinness Book
Três recordes mundiais para cavalos cegos foram quebrados em 29 de outubro por um equino de 22 anos da raça Appaloosa. Conhecido como "Endo, o cego", o animal perdeu a visão após uma doença nos olhos.
Endo e sua dona Morgan Wagner são moradores do estado de Oregon, nos EUA. A parceria dos dois começou quando ela tinha 13 anos. "Minha avó disse que eu poderia ficar com um de seus cavalos e escolhi o Endo. Ele tinha mais carisma e saltitava em volta dos outros cavalos", contou a mulher ao Guinness World Record.
As conquistas de Endo foram as seguintes:
- Maior salto livre de um cavalo cego: 106 cm de altura
- Maior número de mudanças de voo por um cavalo cego em um minuto: 39 vezes
- Tempo mais rápido para um cavalo cego ziguezaguear cinco postes - 6,93 segundos
Segundo o instituto de recordes, a mudança de voo ocorre quando um cavalo alterna as patas dianteiras e traseiras de lugar simultaneamente.
Aos oito anos, o equino começou a lacrimejar e aperar os olhos com frequência. Ele foi diagnosticado com uveíte recorrente equina, uma doença ocular crônica que causa dor devido à inflamação repetida da camada intermediária do globo ocular.
Mesmo sendo tratada, a doença continuou a progredir, até que os dois olhos se romperam, sendo necessário removê-los. Desde então, a dona precisou ajudar a Endo a se acostumar com uma nova vida.
"Ele estava com muito medo no começo, então eu o levei para passear pelo celeiro e depois pela propriedade. Tudo em pequenos passos". Agora, com os títulos conquistados, Morgan espera que outros donos de cavalos cegos possam se motivar e apoiar seus animais a seguir em frente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.