Presidente do México condena ataque às sedes do poder em Brasília
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, condenou, neste domingo (8), a invasão das sedes dos três poderes no Brasil por partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro e manifestou seu apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
"Repreensível e antidemocrática a tentativa de golpe dos conservadores no Brasil, incentivados pela liderança do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos", criticou o presidente mexicano em sua conta no Twitter.
"Lula não está sozinho, tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo", acrescentou.
Apoiadores de Bolsonaro invadiram neste domingo o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, em Brasília, em repúdio à posse de Lula há uma semana.
López Obrador já havia demonstrado anteriormente seu apoio ao presidente brasileiro. No dia 2 de janeiro, o presidente expressou sua felicidade pela volta de Lula ao poder.
"Foi, portanto, um grande acontecimento porque é o retorno de um projeto popular não oligárquico. E o presidente Lula enfrentou uma investida muito forte, que o levou à prisão injustamente", disse López Obrador na época em sua coletiva matinal.
yug/llu/am/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.