Polícia hondurenha prende suposto traficante de drogas com pedido de extradição pelos EUA

A polícia de Honduras informou que prendeu neste sábado (2) um suposto traficante de drogas cuja extradição foi solicitada há sete anos pelos Estados Unidos.

O comunicado da polícia indicou que Luis Alfredo Escalante Landaverde, conhecido como "O Cunhado de Don H", foi detido em uma operação policial, em uma área montanhosa de Santa Bárbara, a 200 km a noroeste de Tegucigalpa.

A Polícia acrescentou que o detido "foi transferido (...) para a Base das Forças Especiais da Polícia Nacional, na capital, sob estritas medidas de segurança" para ser colocado à disposição da Suprema Corte de Honduras, que deve decidir sobre sua entrega aos Estados Unidos - solicitada em outubro de 2016.

A Polícia destacou que Escalante Landaverde estava vinculado a Héctor Emilio Fernández, conhecido como "Don H", um líder condenado em 2019 à prisão perpétua por tráfico de drogas, por um tribunal do Distrito Sul de Nova York.

Em agosto de 2016, uma investigação por suposta lavagem de dinheiro foi aberta pelo Ministério Público de Honduras contra Escalante Landaverde, o nono preso no país com pedido de extradição para os Estados Unidos, informou a Polícia.

Desde que as medidas de extradição foram estabelecidas em 2014, Tegucigalpa entregou 38 hondurenhos aos Estados Unidos.

Há um mês, o governo de Honduras afirmou que 25 supostos traficantes, que os EUA pediram extradição, ainda estavam foragidos, entre eles o ex-jogador de futebol hondurenho Oscar 'El Pescado' Bonilla, suspeito de ser membro de um cartel.

Desde a década de 1970, Honduras tem sido uma rota para a cocaína enviada por cartéis da América do Sul aos Estados Unidos.

No entanto, as autoridades começaram a apreender em 2017 pequenas plantações de coca.

Continua após a publicidade

bur-fj/tm/ms/ic

© Agence France-Presse

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes