Conteúdo publicado há 3 meses

Colômbia e Equador apreendem dois narcossubmarinos com quase 4 toneladas de cocaína

Colômbia e Equador anunciaram a realização, em seus respectivos territórios, de operações nas quais foram interceptados dois semissubmersíveis carregados com drogas.

Neste domingo (21), a Marinha colombiana informou, em um comunicado, sobre a apreensão do "primeiro semissubmersível do ano" no país.

O narcossubmarino, com 15 metros de comprimento e cor cinza, foi interceptado nas águas do oceano Pacífico, perto do porto de Buenaventura (oeste), e carregava 795 quilos de cocaína. As três pessoas que o tripulavam foram detidas.

No sábado, as Forças Armadas do Equador anunciaram a apreensão de outro semissubmersível, que também circulava pelo oceano Pacífico com quase três toneladas de cocaína.

O narcossubmarino, assim como o apreendido na Colômbia, é de cor cinza e tem 15 metros de comprimento.

A operação foi realizada a cerca de 60 km da costa de Esmeraldas (noroeste do Equador).

Segundo um comunicado das Forças Armadas equatorianas, a operação foi realizada em colaboração com a polícia do país e a Marinha colombiana. Três cidadãos colombianos foram detidos a bordo da embarcação.

Um relatório da ONU aponta que 2022 foi um ano recorde para os narcocultivos na Colômbia. No país, o plantio da folha de coca, matéria-prima para a produção de cocaína, aumentou 13% para 230.000 hectares de área cultivada.

Embora não produza cocaína, o Equador é um dos principais corredores do narcotráfico no continente e serve como ponto de apoio e trânsito da cocaína procedente da Colômbia.

Continua após a publicidade

O Equador encerrou 2023 com uma taxa inédita de 46 homicídios por 100.000 habitantes e começou 2024 com a declaração de conflito armado interno de parte do governo do presidente Daniel Noboa contra as quadrilhas criminosas que fazem parte da rede internacional do narcotráfico.

Deixe seu comentário

Só para assinantes