Joias de escultor italiano Umberto Mastroianni são roubadas na Itália

Cerca de 50 peças de joias e esculturas de ouro, avaliadas em 1,2 milhão de euros (6,54 milhões de reais), do artista Umberto Mastroianni foram roubadas durante uma exposição no norte da Itália, afirmaram os organizadores neste sábado (9).

Uma "gangue altamente especializada" roubou na quarta-feira à noite quase toda a coleção de anéis, pulseiras, pingentes e outras esculturas de ouro, obras do artista falecido em 1998, expostas desde dezembro no domínio de Vittoriale degli Italiani, às margens do Lago de Garda, acrescentaram.

Apenas uma das 49 obras, intitulada Homem/Mulher, foi encontrada.

Umberto Mastroianni, nascido em 1910, é conhecido por suas esculturas monumentais dedicadas à memória da resistência ao fascismo.

O diretor da Vittoriale, Giordano Bruno Guerri, afirmou que não poderia dar detalhes sobre como o roubo ocorreu, pois ainda está sendo investigado.

"Mas podemos dizer que nossos sistemas de alarme são muito caros e de alto nível, e obviamente fomos vítimas de uma gangue altamente especializada", destacou.

Ele observou que o roubo também foi muito seletivo, pois apenas as joias de Umberto Mastroianni foram roubadas e não obras expostas de outros artistas.

ar/lpt/cls/mab/eg/dd/am

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes