Teaser da série 'Cem Anos de Solidão' lembra aniversário da morte de Gabo

Aureliano Buendía observa, impassível, o pelotão de fuzilamento. A primeira cena da obra-prima "Cem Anos de Solidão" ganha vida em uma prévia da adaptação realizada pela Netflix, que coincide com o décimo aniversário da morte de seu autor, o Prêmio Nobel Gabriel García Márquez.

"No mítico povoado de Macondo, a família Buendía enfrenta o amor impossível, seu passado e uma maldição que os condena. A série 'Cem Anos de Solidão', baseada na obra fundamental de Gabriel García Márquez, chegará este ano à Netflix", informou a plataforma de streaming na rede social X, em mensagem que acompanha o teaser, mas sem dar datas.

A adaptação para a TV foi anunciada em 2019, mas apenas hoje foram divulgadas as primeiras imagens. A antecipação coincide com o décimo aniversário da morte do escritor colombiano em sua residência no México. 

"Nesta primeira antecipação, a voz de Aureliano Babilonia decifrando o mítico diário de Melquiades nos leva a Macondo, com a imagem do coronel Aureliano Buendía diante do pelotão de fuzilamento, onde lembraria daquela tarde distante em que seu pai o levou para conhecer o gelo", explica a Netflix em nota. 

Publicada em 30 de maio de 1967, "Cem Anos de Solidão" relata, em 20 capítulos, a história de Macondo e da família Buendía ao longo de sete gerações, misturando fantasia e realidade.

A princípio, foram publicados 8.000 exemplares, que se transformaram em mais de 50 milhões e traduções para 46 idiomas.

García Márquez, nascido em 1927 no município de Aracataca e que começou sua carreira como jornalista na caribenha Cartagena, é o ícone do realismo mágico latino-americano, corrente que sacudiu, no século XX, a literatura em espanhol.

O Nobel colombiano sempre se opôs a que sua obra fosse adaptada para as telas porque não concebia como o livro podia ser condensado para o formato televisivo ou cinematográfico. 

A série tem o aval da família do autor e será dirigida pela colombiana Laura Mora, ganhadora da Concha de Ouro do Festival de cinema de San Sebastián, em 2022, e pelo argentino Alex García López.

Continua após a publicidade

"Cem Anos de Solidão representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina, realizado pelos melhores artistas e técnicos da Colômbia e de outros países, totalmente filmado em espanhol e na Colômbia, e com o apoio da família de Gabriel García Márquez", informou a Netflix em um boletim.

lv/db/mvv/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes