Peru cria reserva natural marinha na fronteira com o Equador

O Peru criou uma reserva natural marinha de 116 mil hectares na costa norte, na fronteira com o Equador, para preservar o ecossistema e impedir a pesca indiscriminada em uma área onde há potencial petrolífero, informou o governo nesta quinta-feira (25). 

A "Reserva Nacional Mar Tropical de Grau" inclui os bancos naturais de peixes da Ilha Foca e El Ñuro, a cadeia montanhosa submarina do banco Máncora e os recifes de Punta Sal, os únicos que o Peru possui. Tudo isso diante das regiões de Tumbes e Piura. 

A extensão da zona natural representa 1,5% do mar tropical do Peru e 0,14% da área marinha total do país, disse o ministro do Meio Ambiente, Juan Carlos Castro. 

A reserva "garantirá a segurança alimentar" além de promover o turismo nas áreas que abrange, acrescentou o ministro.

A proteção desta área natural era exigida há uma década por milhares de pescadores artesanais e grupos ambientalistas, que pediam a conservação da biodiversidade da área natural face ao ataque da pesca de arrasto nessa região do oceano Pacífico. 

Segundo a Nature and Culture International, uma das ONGs que apoiaram a proposta, 70% das espécies consumidas no Peru são pescadas nessa região. Entre elas estão o linguado e a garoupa, estrelas da gastronomia peruana no ceviche. 

As baleias-jubarte são o lado amável desta área rica em recursos hidrobiológicos e de potencial turístico. Por outro lado, as embarcações piratas ou de pesca de arrasto ilegal acabam com o fundo do mar e com a tranquilidade.

A pesca indiscriminada representa um perigo para os 30 mil pescadores artesanais das enseadas e povoados que se estendem ao longo de uma faixa de 250 km de costa entre Islilla e Punta Sal, nas regiões de Piura e Tumbes. 

A reserva leva o sobrenome do almirante Miguel Grau, em homenagem ao herói da Guerra do Pacífico contra o Chile (1879). O Peru chama suas águas territoriais no oceano Pacífico de "Mar de Grau".

Continua após a publicidade

A nova reserva é a segunda área de conservação marinha do Peru, depois da reserva Dorsal de Nasca, uma área natural protegida de 62.392 km2 criada em 2021.

O Peru é um dos países do Pacífico Sul com déficit em áreas naturais marinhas protegidas, em comparação com a Colômbia e o Equador, vizinhos com quem compartilha as águas do Pacífico Tropical.

ljc/cm/llu/aa/ic

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes