Rússia vai restringir meios de comunicação dos EUA em resposta a sanções contra RT

A Rússia vai impor restrições aos meios de comunicação americanos em seu território, em resposta às sanções de Washington ao canal russo RT, indicou nesta sexta-feira o Kremlin. 

Os Estados Unidos anunciaram sanções na quarta-feira contra duas entidades e dez pessoas, incluindo vários funcionários do RT, financiado pelo Estado russo, acusando-os de interferência nas eleições presidenciais de novembro. 

Entre os alvos de sanções estão a editora-chefe do RT, Margarita Simonian, e sua adjunta, Elizaveta Yurievna Brodskaia. 

"Uma resposta simétrica não é possível, porque não existe nenhuma agência estatal nos Estados Unidos, nenhum canal estatal nos Estados Unidos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à agência estatal russa RIA Novosti.

"No entanto, haverá medidas para restringir a divulgação de informações dos seus meios de comunicação", acrescentou Peskov, sem especificar as restrições.

A maioria dos meios de comunicação americanos reduziu ou retirou seus jornalistas da Rússia desde que Moscou lançou sua ofensiva na Ucrânia e impôs leis contra a reportagem independente sobre o conflito. 

O porta-voz da Presidência disse ainda que a censura "é justificada" porque a Rússia se encontra "em estado de guerra". 

"No estado de guerra em que nos encontramos, as restrições são justificadas, assim como a censura é justificada", reiterou Peskov à agência estatal TASS. 

O país, em ofensiva contra a Ucrânia desde fevereiro de 2022, lançou uma campanha de repressão contra vozes críticas e meios de comunicação independentes, razão pela qual aparece no último lugar do ranking de liberdade de imprensa de 2024 da ONG Repórteres Sem Fronteiras. 

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A Casa Branca afirma que o presidente Vladimir Putin estava "ciente" das ações de interferência eleitoral atribuídas ao RT. 

Referindo-se às sanções contra o RT, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, María Zajárova, afirmou na quinta-feira que trata-se de uma manobra típica da campanha pré-eleitoral nos Estados Unidos.

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© Agence France-Presse

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