Voto rural ajuda Trump a reconquistar a Presidência

Com uma campanha que tentou desenhar um setor negligenciado e ignorado pelas elites urbanas, o voto rural contribuiu para a vitória retumbante de Donald Trump nas eleições desta terça-feira (5).

No extremo noroeste da Pensilvânia, o condado de Erie oscilou entre candidatos democratas e republicanos nas três últimas eleições. Neste ano, optou por Trump, que obteve 63% dos votos desse campo em nível nacional, segundo uma pesquisa de boca de urna da rede de TV CNN.

Tom Eddy, presidente do Partido Republicano em Erie, disse à AFP que os eleitores rurais escolheram Trump pensando em seus bolsos, principalmente devido ao custo da gasolina e dos alimentos. "Se alguém vota em Trump, acredito que seja por causa da economia", disse Eddy quando a magnitude da vitória do republicano se tornou evidente.

Erie, condado que votou em Barack Obama em 2010, em Trump em 2016 e no presidente Joe Biden em 2020, optou neste ano pelo republicano, que ganhou de Kamala por uma diferença de quase 2 mil votos.

Dylan Robuck, 28, que trabalha em uma lanchonete da rede McDonald's em Erie, disse que está entusiasmado. O presidente eleito prometeu que as gorjetas serão isentas de impostos.

Trump também venceu entre os homens latinos e entre os que votaram pela primeira vez, segundo a imprensa americana.

- Estados indecisos -

Trump percorreu repetidamente áreas rurais dos sete estados indecisos, como a Pensilvânia, que, com 19 votos do colégio eleitoral, abre o caminho de qualquer candidato para a Casa Branca.

"Trump é o cara. Ele consegue", disse Zachary Rindfuss, 29, vendedor de sucata em Erie. "Estava feliz com ele antes, mas perdeu a segunda eleição. Acredito ter visto o país despencar, e estou feliz por ele estar de volta."

Continua após a publicidade

Gillian Kratzer, presidente do comitê rural dos democratas da Pensilvânia, que liderou os esforços do seu partido para atingir os eleitores das zonas rurais, disse achar que, "infelizmente, o racismo, a misoginia e a homofobia tiveram um papel muito importante". Apesar dos resultados fracos de Kamala nas áreas rurais, Kratzer considera importante que o partido não recue.

A campanha de Kamala se dirigiu a 500.000 possíveis eleitores rurais com um anúncio de rádio de 30 segundos que foi ao ar em 130 estações de rádio rurais da Pensilvânia desde setembro.

Kamala também prometeu ampliar o atendimento sanitário rural em escala nacional. Mas nem isso, nem a escolha de um companheiro de chapa rural, como o governador de Minnesota, Tim Walz, foi suficiente.

gw/af/ag/lb/mvv

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes