Japão vai lançar novo pacote de estímulo à economia

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deve apresentar nesta terça-feira (29) um novo pacote de estímulo à economia, destinado a incentivar o consumo, cuja aprovação deve ocorrer no verão, informou hoje o diário Nikkei.

Segundo o jornal, Abe pretende apresentar os detalhes do novo pacote durante a Cúpula do G7, que o Japão sedia entre 26 e 27 de maio. A ideia é que as principais economias do mundo apostem no estímulo fiscal de forma coordenada para enfrentar a situação global.

Economistas como Paul Krugman, prêmio Nobel (2008), têm recomendado nas últimas semanas ao governo japonês que siga essa ideia para apoiar o crescimento e que a apresente durante a cúpula que reunirá os líderes das sete economias mais desenvolvidas do mundo.

O primeiro-ministro japonês pretende apresentar amanhã, durante entrevista, o pacote, que será financiado com um orçamento extraordinário, a ser aprovado pelo Parlamento entre julho e setembro, segundo o Nikkei.

As medidas podem incluir a distribuição de cupons de compras para as famílias, aumentos salariais e eventuais descontos nas mensalidades de jardins de infância públicos e privados, o setor mais criticado por quem tem filhos no Japão, um dos países com menor taxa de natalidade do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos