Deputado diz que esquema de segurança vai garantir tranquilidade na Rio 2016

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

O Brasil nunca montou um esquema de inteligência e segurança como o que preparou para garantir a tranquilidade dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem a partir da próxima semana no Rio de Janeiro, onde estarão os principais atletas de todo o mundo.

Para Wherles Rocha, o Brasil não será surpreendido com atos de violência durante os jogosDivulgação/Câmara dos Deputados

Por isto mesmo, os jogos deverão ocorrer em clima de tranquilidade e confraternização e deverão consolidar a imagem do Brasil como país capaz de receber e promover grandes eventos. A opinião foi manifestada à Agência Brasil e à Rádio Agência pelo deputado federal Wherles Rocha (PSDB/AC), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados.

A comitiva veio verificar in loco o sistema de segurança montado para garantir a tranquilidade e integridade de atletas, turistas e moradores da cidade que estarão assistindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que ocorrerão em agosto e setembro no estado.

A comitiva chegou no fim da manhã de hoje (26) e seguiu direto para o Comitê Organizador Rio 2016, no Estácio, bairro da zona norte do Rio, onde se reuniu com o diretor-geral de Segurança dos Jogos Olímpicos, Luiz Correa, e com o diretor de Operações, general Marco Aurélio.

Força Nacional

Segundo o deputado Wherles Rocha, a visita foi decidida a partir das informações obtidas pela imprensa sobre a ocorrências de problemas envolvendo as acomodação e o acolhimento dos profissionais de segurança, que estavam na cidade para garantir a tranquilidade e a integridade de atletas, turistas e do público nas semanas dos eventos.

"A verdade é que a Comissão de Segurança da Câmara ficou preocupada com essas informações envolvendo o acolhimento dos agentes da Força Nacional de Segurança que vinham prestar serviços durante os jogos. Se não houver profissionais de segurança, não haverá Olimpíada. Parece que já está tudo sendo resolvido e viemos constatar isso in loco", afirmou.

O parlamentar disse acreditar que o país não deverá ser surpreendido com atos de violência nas semanas em que a cidade do Rio de Janeiro estiver recebendo os visitantes, "até porque nunca houve no Brasil uma mobilização tão grande de profissionais da área de inteligência e de segurança como a que do evento, mas acho que todo e qualquer esforço é válido para não sejamos surpreendidos [com atos de terrorismos]. Por isso, temos de estar preparados".

Eventos

"Não acredito na possibilidade da prática de qualquer ato terrorista. Acredito que estamos preparados para fazer frente a qualquer tentativa nesse sentido. Mas, para que isso não ocorra [atentados], temos de estar preparados. Acho que todos os esforços estão sendo feitos e todas as medidas preventivas tomadas para que isso não ocorrs", destacou.

O deputado lembrou que o Brasil vem numa sequência de grandes eventos. "Primeiro o país sediou o Pan, depois o Encontro da Família, a Copa e agora os Jogos Olímpicos, um evento maior - o maior evento esportivo do mundo. Acredito que o país está preparado para isso. Temos alguns ajustes a fazer e disso não temos a menor dúvida, mas acredito que os jogos servirão para consolidar a imagem do Brasil como um país que tem condições de realizar grandes eventos."

Nos dois dias em que estarão na cidade, os parlamentares tomarão ciência do aparato de segurança montado para a Olimpíada, especificamente no que se refere aos agentes das Forças Nacionais de Segurança Pública. "Estaremos também acompanhando as finalizações dos preparativos das instalações montadas para o evento e aproveitaremos para oferecer nossa ajuda."

Nestas terça-feira à tarde os parlamentares visitarão o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro da cidade. Amanhã (27), às 9h30, eles conhecerão as instalações destinadas à hospedagem do efetivo da Força Nacional de Segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos