Há "tentativa de desarmonizar os Poderes do Estado", afirma Temer

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

O presidente Michel Temer afirmou hoje (6) que atualmente se verifica, "muitas e muitas vezes", uma tentativa, por parte de autoridades que se acham "iluminadas por uma centelha divina", de "desarmonizar os Poderes do Estado".

"Sem embargo de a Constituição determinar a harmonia entre os poderes, o que mais se verifica, muitas e muitas vezes, é a tentativa de desarmonizar os Poderes do Estado. Isso é um crime em um Estado democrático de direito, isso só passa pela cabeça daqueles que na verdade acham que são autoridades iluminadas por uma centelha divina", disse Temer em pronunciamento no Palácio do Planalto.

Segundo o presidente, é preciso insistir em "trivialidades", em conceitos que remontam à Revolução Francesa, "grandes conceitos no que dizem respeito ao contraditório, à ampla defesa, à seriedade das falas e das manifestações".

Temer deu as declarações durante cerimônia de anúncio de remodelações no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que foi rebatizado de Novo Fies. O presidente elogiou o programa, gestado em governos anteriores, dizendo que ele "deu certo" e, por isso, está sendo "aperfeiçoado".

O presidente deve embarcar às 13h desta quinta-feira para o encontro do G20, que reúne autoridades das 20 maiores economias do mundo em Hamburgo, na Alemanha. Deverá assumir a Presidência da República o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), uma vez que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeiro na linha sucessória, cumprirá agenda na Argentina.

Temer viaja na mesma semana em que começou a tramitar, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara, a denúncia por corrupção passiva apresentada contra ele pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autoridade cuja atuação vem sendo questionada pelo presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos