Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião com 106 brasileiros deportados dos EUA pousa hoje em BH

Avião com mais de 40 brasileiros deportados em março de 2020, no Aeroporto de Confins - Divulgação/Polícia Federal
Avião com mais de 40 brasileiros deportados em março de 2020, no Aeroporto de Confins Imagem: Divulgação/Polícia Federal

21/05/2021 10h05Atualizada em 21/05/2021 11h02

Chega na tarde de hoje, no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, o voo fretado pelo governo dos Estados Unidos para trazer de volta ao Brasil 106 brasileiros deportados daquele país. Todos teriam sido detidos após entrarem de forma ilegal em território norte-americano. É o primeiro voo que deporta brasileiros desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA.

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente norte-americano Donald Trump que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, "o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos".

A deportação ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração que, se aprovada, permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.